Quem sou eu

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
Sou Biólogo e entusiasta na Arte do Bonsai desde 1991. Montei esse blog para compartilhar alguns dos trabalhos que venho desenvolvendo, bem como compartilhar também algumas idéias e assuntos relacionados à arte. Gostaria muito da sua participação. Seja bem vindo!

Seguidores

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Casuarina equisetifolia




Foto Wagner Guedes


As Casuarinas foram introduzidas já faz um bom tempo ao belo cenário de Itacoatiara e estão por toda a orla da praia, se estendendo aos costões rochosos. Esta espécie veio da Austrália e se desenvolve em locais incríveis próximo ao mar. Em alguns trechos tornam-se dominantes, devido à espessa camada de folhas que caem no local, sufocando o crescimento das espécies nativas. Formando um sombreado denso e uma abundante camada de serrapilheira, com folhas e frutos que cobrem completamente o solo, eliminam a vegetação nativa adaptada às praias. Através das raízes, fixam nitrogênio por simbiose com actinomicetos (ou actinobactérias), sendo capazes de colonizar solos de baixa fertilidade. Uma vez estabelecidas, alteram radicalmente as condições de luz, temperatura e química dos solos. Competem agressivamente com a vegetação nativa e alteram o habitat de diversas espécies da fauna. São de grande resistência aos ventos fortes, crescem até em fissuras nas pedras e adaptam-se com facilidade a vários ambientes, tolerando solos salinos e calcários. A espécie, também conhecida como pinheiro australiano, foi introduzida provavelmente com fins ornamentais, paisagísticos ou para estabilização de dunas em áreas como de Cabo Frio, RJ.

4 comentários:

  1. Essa foi uma aventura e tanto
    rs

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Wagner,

    O mais legal foi poder contar com a sua ajuda nesse momento de aventura amigo!

    Obrigado mais uma vez.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  3. Ola, Ratto!!
    Recentemente assisti a uma reportagem sobre as casuarinas de Cabo Frio, que estavam acabando com a vegetação natural da restinga, e os moradores, junto com a Prefeitura, retiraram as árvores do lugar, para dar chance das árvores nativas se desenvolverem. Achei um trabalho legal, assim como está sendo feito na Floreta da Tijuca com as Jaqueiras, e outras espécies oriundas da Ásia , que foram plantadas na época que D Pedro extinguiu com as fazendas de café nas encostas dos morros da Folresta da Tijuca. O que vc acha disso? deve ser preservada ou deve ser retirada para a mata nativa se desenvolver plenamente? A casuarina dá um bom Bonsai? lembro que vc estava fazendo uma tentativa com um exemoplar em sua casa.

    gde abraço!
    R Sinval

    ResponderExcluir
  4. Oi Sinval!

    Uma vez que a espécie é exótica e se mostra agressiva, competindo vorazmente com as espécies locais, tem que ser retirada e substituída pelas nativas daquela região ou habitat.

    Venho trabalhando com dois exemplares de Casuarinas já há alguns anos. Uma floresta e outro que ainda não defini o estilo. Já vi pessoalmente lindos bonsai desta espécie.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir