Quem sou eu

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
Sou Biólogo e entusiasta na Arte do Bonsai desde 1991. Montei esse blog para compartilhar alguns dos trabalhos que venho desenvolvendo, bem como compartilhar também algumas idéias e assuntos relacionados à arte. Gostaria muito da sua participação. Seja bem vindo!

Seguidores

domingo, 17 de agosto de 2008

Ecossistema ameaçado

Foto Marçal Lemos

A foto acima mostra um exemplar de Pithecolobium tortum que resistiu a uma queimada em um loteamento na restinga de Itaipuaçu. A especulação imobiliária tem crescido assustadoramente na região e, somada à falta de fiscalização, vem afetando negativamente esta espécie, além de diversas outras que ainda são desconhecidas pela ciência. A espécie arbórea em questão é nativa, apresenta dispersão irregular e descontínua, ocorrendo geralmente em baixa densidade populacional. Aqui no Brasil é conhecida vulgarmente como tataré, jurema, jacaré, vinhático de espinho e angico branco. A árvore é bastante ornamental, principalmente pela forma da coloração do tronco; é apropriada para trabalhos de bonsai e paisagismo, principalmente para arborização urbana. Presta-se também para plantios mistos em áreas degradadas de preservação permanente. Fora do nosso país é conhecida como “brazilian raintree”.

10 comentários:

  1. Belo blog!!!
    AS fotos são maravilhosas... as plantas muito mais!
    Parabéns pela inciativa!
    VAldir

    ResponderExcluir
  2. Claudio, Você é Ph....!!! E tem bom gôsto, o blog está demais!!! Att. Luciano.

    ResponderExcluir
  3. Claudio, eu fico contente em ver voce um dos bonsaitas de peso de nosso país nos brindando com sua preocupação e visão critica respeito do meio ambiente e tambem sermos brindados com mostras de seu trabalho, assim podemos ver que temos aqui pessoa serias com trabalho de peso na arte e nos proporcionando um aprendizado único na área do meio ambiente.
    Parabéns pela iniciativa e que voce voce venha sempre nos mostrar mais sua arte, para que possamos entender como se trabalha com consciência ambiental e determinação.

    ResponderExcluir
  4. Salve Ratto!

    Parabéns por este trabalho, que envolve aspectos de preservação ambiental e a maravilhosa arte milenar do bonsai.

    Marcus Uzeda

    ResponderExcluir
  5. Claudio meus parabéns pelo blog.
    Admiro muito o seu trabalho,principalmente por ser eu um amante dos Shohin.
    Parabéns!!!
    Eduardo Bessa.

    ResponderExcluir
  6. Tá ficando muito bom o Blog.
    Parabéns
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pessoal pelos comentários!

    Achei relevante colocar esses textos. Além de conhecimento geral são assuntos relacionados com o dia-a-dia de todo bonsaísta.

    Abraços a todos,
    Cláudio C. Ratto

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela iniciativa do Blog, Ratto. Que ele sirva para divulgar ainda mais a arte do Bonsai. É muito legal ter acompanhado sua evolução nesta arte, desde o começo até aqui, quando você se tornou um verdadeiro especialista no assunto. Que continue sempre assim! Boa sorte. Lindas fotos.
    Ah, não esqueça da minha planta!

    Abração

    ResponderExcluir
  9. Grande Marcelo!

    Daqui um tempinho vou colocar o seu bonsai no blog também. Ele está ficando bem legal.

    Obrigado por revisar os textos pra mim.

    Grande abraço,
    Ratto

    ResponderExcluir