Quem sou eu

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
Sou Biólogo e entusiasta na Arte do Bonsai desde 1991. Montei esse blog para compartilhar alguns dos trabalhos que venho desenvolvendo, bem como compartilhar também algumas idéias e assuntos relacionados à arte. Gostaria muito da sua participação. Seja bem vindo!

Seguidores

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Técnicas para modelagem de um Flamboyant - Parte III


SEMEADURA

Para que consigamos boa taxa de germinação das sementes de Flamboyant é necessário que estas sejam tratadas previamente. Para isso basta raspar com intuito de escarificar a ponta das sementes em superfície áspera, ou colocá-las em água de dois a três dias para que o tegumento (casca) amoleça ou mesmo em água quente a 80º C por 3 a 5 minutos e depois deixar esfriar naturalmente antes de plantá-las em sacos individuais com solo organo-argiloso. Esses procedimentos são realizados somente por ocasião da semeadura.

ESCOLHA DAS MUDAS E TRATAMENTO INICIAL DAS RAÍZES

Quando as mudas estiverem com aproximadamente uns 20 cm de altura retirar dos sacos plásticos tomando cuidado com as raízes. Feito isso retire todas as folhas cortando-as pela haste de sustentação utilizando uma tesoura de poda e logo em seguida desmanche o torrão cuidadosamente até que as raízes estejam totalmente desprovidas de solo com um pedaço de bambu tipo espeto para churrasco. Identifique agora as raízes laterais mais superiores e em maior número. Dê preferências para umas cinco dessas raízes laterais e corte a raiz pivotante, que fica logo abaixo dessas raízes laterais. A raiz que chamo pivotante é a que desce verticalmente logo abaixo do tronco e bem próximo às raízes laterais. Replante a muda em vaso individual de barro ou plástico rígido.

COMPOSIÇÃO DO SUBSTRATO

Uma boa composição para o substrato seria 70% areia de obra + 15% terra preta + 15% barro, porém antes passando as partes separadamente pela peneira de feijão, depois pela peneira de arroz e por fim na peneira de fubá. Utiliza-se apenas o que fica retido nas peneiras de arroz e fubá, misturando posteriormente os componentes para se fazer o substrato. É necessário que se passe nas peneiras, para que separemos os grãos de granulometrias ideal, pois ao fazermos isso, estamos criando um microambiente ideal para o sistema radicular, além de criar interstícios, que são extremamente importantes em todo o processo de modelagem do futuro bonsai, que consequentemente levará a uma modelagem mais fidedigna a uma base de árvore em miniatura. Esta composição pode ser usada em todas as fazes da planta até chegar a ser um bonsai. O que fica retido na peneira de feijão pode servir de dreno no fundo do vaso. A terra preta pode ser substituída pelo solo de compostagem e a barro pelo saibro.

REPLANTIO

O replantio é feito durante a primavera. Dê preferência para o vaso de barro ou vaso plástico rígido baixo e de boca larga, colocando uma tela plástica ou uma tela metálica no dreno caso este seja grande. Coloque agora o substrato pela metade do vaso, depois centralize a muda posicionando as raízes de forma bem radial ao vaso. Agora coloque mais substrato recobrindo as raízes e usando novamente o espeto de churrasco acomode o solo cuidadosamente. Fazendo uso de um fitilho fixe a muda no vaso. Geralmente é passado o fitilho ao redor do tronco em forma de cruz amarrando este na boca do vaso quando este tem uma borda, ou passando em cruz no fundo do mesmo como se fosse fazer um embrulho. Isso é importante para que o vento assim como outras coisas não possa vir a derrubar a muda. Retire o fitilho depois que a muda estiver bem enraizada.

REGA E ADUBAÇÃO

A composição acima descrita para o substrato facilita bastante o manejo com a planta, mas sabemos, de antemão, que cada região tem suas peculiaridades com relação ao clima e ao local onde se encontram as mudas. Isso significa em mudanças nas quantidades de regas a serem feitas e também o modo de como são realizadas as mesmas. No que se refere às quantidades das regas, mesmo que você repita esta operação de duas a três vezes ao dia, o importante é manter o solo sempre úmido. Já quanto ao modo ou qualidade das regas, dê preferência para regadores tipo chuveiro, ou mesmo ao utilizar mangueiras d’água propicie uma chuva homogênea sem que se remova o solo do vaso. Esse último é conseguido, por exemplo, pressionando um dos dedos da mão de encontro à ponta desta mangueira.

Quanto à adubação esta é necessária, uma vez que a planta está limitada a um vaso, onde existe pouca oferta de nutrientes. Também com o intuito de prolongar a permanência desta no mesmo vaso durante o processo de modelagem inicial. Ler Técnicas para Modelagem de um Flamboyant I e II. A periodicidade da adubação é ditada mais pela planta, uma vez que é observado o consumo integral do adubo na superfície do substrato pelo mantenedor. Pensando assim, utilize apenas adubos orgânicos sólidos de liberação lenta por serem mais naturais. Já os adubos químicos sólidos dissolvem mais rapidamente com as sucessivas regas, trazendo resultados artificiais que irão confundir o observador (mantenedor) quanto às dosagens a serem administradas regularmente e, pior ainda, podendo até vir a matar o exemplar em questão.

39 comentários:

  1. Olá, Cláudio.

    Tenho sementes de Canafístula-Branca (Peltophorum dubium) e gostaria de saber se esta espécie é adequada para bonsai. Quero dizer, me disseram que todas as árvores são, mas, as folhas, as flores, não ficam desproporcionais? Que tamanho você recomendaria para o "bonsai final"? A partir de quanto tempo deveria começar a "mexer nela"?! E as folhas, por serem compostas, merecem cuidado especial? Como diminuílas?

    Desculpa por tantas perguntas ^^

    Agradeço desde já!

    (também pode responder por e-mail: helena-m-f@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Helena,

    Antes de tudo obrigado pela sua participação
    Eu acredito que daria um belo exemplar de grande porte, algo em torno de 1 m a 1,20 m de altura aproximadamente, para que consigamos uma melhor proporção das folhas, flores e frutos.
    Acho bem legal você começar a partir da semente porque os melhores trabalhos de modelagens de bonsai começam assim. O início dos trabalhos começa com a planta ainda jovem, a partir de um exemplar com diâmetro de tronco de 2,5 cm. Começando cedo você conseguirá um trabalho mais refinado. Siga exatamente as informações contidas nos textos I e II. Qualquer dúvida é só entrar em contato novamente.

    A redução das folhas se dá no momento que o exemplar esteja plantado num vaso de bonsai, pois controlando as regas e tendo uma boa insolação, de uma forma geral, contribui para diminuição da maioria das estruturas da planta.
    Boa sorte e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Olá Cláudio, tenho uma muda de pau-brasil, que eu mesma fiz a partir de semente. Gostaria de fazer um bonsai. Atualmente ela está com 10 cm. Gostaria de saber qual o tamanho do primeiro vaso que devo plantá-la (ela ainda está em saquinho) e se já devo fazer a poda da raiz. Se puder me enviar email: liviacarrera@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Livia,

    A princípio retire sua planta do saquinho, pode a raiz pivotante preservando as raízes laterais e replante em um vaso maior. Depois deixe a planta crescer mais até chegar a uma altura de pelo menos uns 30 cm. Acredito que aos 10 cm de altura a planta ainda tenha os cotilédones, não?

    Obrigado pela sua participação!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Cláudio!

    Gostei muito do seu post sobre o bonsai de flamboyant!

    Estou tentando fazer um tbm, mas preciso de ajuda rs!
    Tenho duvidas!

    Vc poderia me ajudar?

    o meu e-mail é kaiopando@gmail.com

    Aguardo retorno!

    Abraços

    Kaio Pando

    ResponderExcluir
  6. Olá Kaio!

    Você pode fazer as perguntas por aqui mesmo, pois assim todos poderão participar e ao mesmo tempo estaria ajudando a elucidar ainda mais este tema.

    Contamos com a sua colaboração!

    Abraço,

    ResponderExcluir
  7. Ratto, eu li em algum lugar que a localidade tipo de Bougainvillea glabra é niterói, já ouviu isso em algum lugar?

    ResponderExcluir
  8. É mais frequente na floresta da mata atlântica, mas ocorre também na Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul até Santa Catarina.

    Grato pela sua participação!

    ResponderExcluir
  9. cláudio, eu estou com uma duvida, estou começando um bonsai com um flanboyant, e vou deixar ele com uma altura de aprox. 80cm. queria saber qual o tamanho recomendado de um vaso para um bonsai desse porte?
    eu tenho um vaso redondo com 45cm de diâmetro por 14cm de profundidade, esse vaso se adéqua para uma planta de 80cm?
    valeu ai, muito bom seu blog

    ResponderExcluir
  10. Caro entusiasta,

    Preciso saber além da altura final o diâmetro do tronco e da copa do seu flamboyant, para poder avaliar melhor as medidas do vaso.

    Grato pela sua participação!

    ResponderExcluir
  11. entendido, mas ainda estou começando, quando estiver mais desenvolvida eu volto a falar.
    minha muda esta nascendo ainda, mas depois que se desenvolver mais e chegar a hora de transplantar não tem problema se eu transplar ela pra esse vaso e deixar se desenvolver nele?
    muito obrigado pela sua atenção ;)

    ResponderExcluir
  12. Caro entusiasta,

    Esse tipo de técnica, de deixar crescer num vaso desde a semente, irá caracterizar um belo bonsai, porém demorará uma eternidade para chegar a finalização do trabalho de modelagem.
    Por gentileza, nos diga seu nome e qual a sua localidade?

    tudo de bom!

    ResponderExcluir
  13. boa tarde amigo!! nasceu ontem minha canafistula branca , quando devo mudala de lugar e ja devo cortar a raiz ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erick,

      Para que eu possa lhe ajudar preciso saber qual a sua localização.

      Aguardo seu retorno e agradeço pela sua participação!

      Tudo de bom,

      Excluir
    2. bom dia ! caçapava - sao paulo .

      Excluir
    3. Erick,

      Como está sua muda de Canafistula branca ?

      Aguardo retorno!

      Excluir
  14. Boa noite Claudio!!!
    Gostei muito do seu blog, e gostaria de uma ajuda com minha muda de bonsai. Comprei-o em Ribeirão Preto de um bonsaista há 2 anos, e de uns meses para cá, ele foi perdendo a cor e apresentando algumas folhas amarronzadas, aparentemente secas.
    Tenho colocado adubo orgânico nele (comprado no bonsaista) conforme orientação (1 vez por mês). Depois de umas pesquisas na internet, vi que ele não deveria ser adubado durante o inverno.... então parei com a adubação.
    Faço regas regulares. O único problema, é que não tenho conseguido mantê-lo no sol por 6 horas diariamente (o sol no inverno daqui do RJ é muito fraco).
    O que está acontecendo com ele? Como posso recuperá-lo? Estou muito triste pois não sei mais o que fazer. Será que você poderia me ajudar? Como faço para enviar as fotos dele?
    Obrigada, Raphaela.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Raphaela!

    Primeiramente gostaria de agradecer pela sua participação.
    Para que eu possa lhe ajudar você poderia dizer qual é a espécie deste seu bonsai, em qual substrato que ele se encontra e também como você o rega?
    O ideal seria você trazê-lo até aqui, para que eu possa ver, uma vez que você é do Rio seria um prazer te receber.
    Quanto em enviar fotos, aconselho você hospedar as imagens dele em algum site de fotos, para que todos possam ver e participar.

    Tudo de bom,

    ResponderExcluir
  16. Olá Claudio,
    Vi uma mensagem sua em um fórum sobre mudas de carmona,
    quero adquirir algumas para começar a trabalhar uns mames.
    Você poderia me enviar um email? tercio.net@gmail.com
    Obrigado desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
  17. Oi Claudio, tenho mudas de aprox. 25 cm de tamboril (timbaúva, orelha de negro)porém vejo muitos dizendo que a espécie não é indica para o bonsai! O que me diz a respeito? abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Renan,

      No bonsai damos preferencia para especies arboreas e arbustivas que tem folhas, flores e frutos pequenos, mas isso nao impede de vc trabalhar as especies de maiores porte.

      Grato pela sua participacao!

      Excluir
  18. Olá, Ratto.
    Fui seu aluno em 2009, enquanto você trabalhava
    no MNRJ.
    Encontrei seu blog e achei muito legal.
    Não sei seus e-mails novos, mas ainda tenho o mesmo e-mail que informei para você. Se puder me escrever ficarei muito feliz.
    Um grande abraço,
    Cristiano Sampaio Costa

    ResponderExcluir
  19. Tudo bem Cristiano?
    Infelizmente nao tenho seu e-mail, voce poderia fornecer?

    Grande abraco

    ResponderExcluir
  20. Olá Claudio!
    Você é parente do Ricardo Ratto? Estudei com ele na UGF.
    Encontrei seu blog enquanto pesquisava sobre bonsai e fiquei interessada nos seus cursos. Você poderia dar maiores informações, como data, por exemplo?
    Obrigada,
    Gisele

    ResponderExcluir
  21. Oi Gisele,
    Sim ele e meu irmao.
    A proxima aula acontecera no dia 06/04/2013.
    Para fazer sua inscricao favor fornecer seu e-mail.

    Tudo de bom,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, mande um beijo para ele!!!
      Meu email:

      giselecunha28@hotmail.com

      Excluir
  22. Caro amigo ratto,eu tenho em bonsai da especie flanboyant,ela tem 7 anos,ela o ano passado passou por o processo de mamadeira,ficando neste um periodo de 12meses.
    ela tinha mais ou menos 60cm,quando fui dar uma mexida nas curvas dela,acabei quebrando seu tronco,dai estou tentando fazer o processo enxerto da mesma,vc meu amigo experiente no assunto,sera que vai dar certo?

    ResponderExcluir
  23. Caro Francimar,
    Você poderia me dizer em que altura do tronco quebrou?
    Me diga também qual i diâmetro dele e se já fez alguma incisão na base?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Ratto,
      ela quebrou em 35cm,o diametro dele é 9cm de diametro,não ainda não fiz nenhuma incisão.
      Que eu posso te adiantar é o seguinte:
      Quando quebrou eu fiz uma poda drastica nela,como eu queria fazer a algum tempo,mas não tive coragem,dai quando quebrou aproveitei o feito,fiz a poda drastica deixando ela com 20cm,raspei um pouco o seu tronco e a parte onde ele quebrou amarrei com um elastico e coloquei agua.
      To percebendo que as folhas estão caindo,eu sinceramente estou com muita pena dele,não sei se ale vai aguentar.

      Excluir
  24. Olá Claudio gostei muito dessa informacão vai ser de grande ajuda obrigado !! A alguns meses comecei a tirar algumas mudas de Flamboyant
    mas so agora tive exito porem minhas mudas estao plantadas no solo e gostaria de saber quando posso trasnplantar para um vaso poderia por favor me ajudar ?

    ResponderExcluir
  25. Olá Marcos!

    O método melhor é o de semeadura em sacos ou vasos plástico individuais, pois assim facilitaria o trabalho de modelagem inicial. Por gentileza, leia os comentários anteriores, para que te ajude a elucidar todo o processo de modelagem com a espécie.
    Tudo de bom,

    ResponderExcluir
  26. Bom dia tenho algumas mudas de flamboyant que fiz desde a semente, uma delas com uns 25 cm e bom tronco. E gostaria de começar a manipular a muda para torná-lo um bonsai no futuro. Veja no link as fotos da muda no meu perfil do Facebook:https://m.facebook.com/emanuela.sodre/posts/pcb.10200727254021232/?photo_id=10200727249861128&mds=%2Fphotos%2Fviewer%2F%3Fphotoset_token%3Dpcb.10200727254021232%26photo%3D10200727249861128%26profileid%3D1758320812%26source%3D49%26refid%3D17%26ref%3Dbookmarks%26_ft_%3Dtop_level_post_id.10200727254021232%26cached_data%3Dfalse%26ftid%3Du_q_1i&mdf=1
    Gistaria de sua opinião sobre como começar todo o trabalho.

    ResponderExcluir
  27. https://m.facebook.com/emanuela.sodre/posts/pcb.10200727254021232/?photo_id=10200727249861128&mds=%2Fphotos%2Fviewer%2F%3Fphotoset_token%3Dpcb.10200727254021232%26photo%3D10200727249861128%26profileid%3D1758320812%26source%3D49%26refid%3D17%26ref%3Dbookmarks%26_ft_%3Dtop_level_post_id.10200727254021232%26cached_data%3Dfalse%26ftid%3Du_q_1i&mdf=1

    ResponderExcluir
  28. https://m.facebook.com/emanuela.sodre/posts/pcb.10200727254021232/?photo_id=10200727249861128&mds=%2Fphotos%2Fviewer%2F%3Fphotoset_token%3Dpcb.10200727254021232%26photo%3D10200727249861128%26profileid%3D1758320812%26source%3D49%26refid%3D17%26ref%3Dbookmarks%26_ft_%3Dtop_level_post_id.10200727254021232%26cached_data%3Dfalse%26ftid%3Du_q_1i&mdf=1

    ResponderExcluir
  29. Bom dia tenho algumas mudas de flamboyant que fiz desde a semente, uma delas com uns 25 cm e bom tronco. E gostaria de começar a manipular a muda para torná-lo um bonsai no futuro. Veja no link as fotos da muda no meu perfil do Facebook:https://m.facebook.com/emanuela.sodre/posts/pcb.10200727254021232/?photo_id=10200727249861128&mds=%2Fphotos%2Fviewer%2F%3Fphotoset_token%3Dpcb.10200727254021232%26photo%3D10200727249861128%26profileid%3D1758320812%26source%3D49%26refid%3D17%26ref%3Dbookmarks%26_ft_%3Dtop_level_post_id.10200727254021232%26cached_data%3Dfalse%26ftid%3Du_q_1i&mdf=1
    Gistaria de sua opinião sobre como começar todo o trabalho.

    ResponderExcluir
  30. Oi Cláudio! Moro em BH e ganhei um Bonsai de aniversário em fevereiro.. nao sei qual a espécie, nem consigo encontrar algo que ache que é a mesma coisa na Internet.. tem folhas pequenas esverdeadas e flores tb pequenas rosas. Desde que ganhei não cresceu, deve ter aproximadamente uns 15 cm de altura e 20 cm de "largura" da folhagem..
    eu acho que ele esta secando e pra piorar hoje ele simplesmente estava torto, fui verificar e o caule quebrou bem na altura que entra na terra.. nao ficou nenhuma raiz.. ainda posso salva lo??? Por favor, me ajude!

    ResponderExcluir
  31. Bom dia Cláudio, meu nome é Fabio moro em Fortaleza, eu tenho uma muda de flamboyant,estou cuidando dela a uns 5 meses, estou tentando fazer um bonsai. Bem, percebi que algumas folhas estão ficando amareladas e outras secaram, rego todos os dias so que conheço pouco de plantas, na verdade quase nada, o que devo fazer para evitar que ela morra e consiga que ela engrosse o tronco.

    Meu Email: fabio@liderar-ce.com.br

    Grato pela atenção

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Cláudio, meu nome é Fabio moro em Fortaleza, eu tenho uma muda de flamboyant,estou cuidando dela a uns 5 meses, estou tentando fazer um bonsai. Bem, percebi que algumas folhas estão ficando amareladas e outras secaram, rego todos os dias so que conheço pouco de plantas, na verdade quase nada, o que devo fazer para evitar que ela morra e consiga que ela engrosse o tronco.

    Meu Email: fabio@liderar-ce.com.br

    Grato pela atenção

    ResponderExcluir
  33. ola cláudio adorei essa matéria eu tenho uma muda de flamboyant e ela esta muito saudável vou fazer um bonsai com ela e eu estava em duvida de como fazer o substrato dela já qui na prima vera vou corta a raiz pivotante dela devo poda todas folhas já que pretendo fazer uma poda drástica pra ela bifurca espero sua resposta grupo no whatsapp 81 8334-2128 si quiser participa vc já é meu convidado. abraços

    ResponderExcluir