Quem sou eu

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
Sou Biólogo e entusiasta na Arte do Bonsai desde 1991. Montei esse blog para compartilhar alguns dos trabalhos que venho desenvolvendo, bem como compartilhar também algumas idéias e assuntos relacionados à arte. Gostaria muito da sua participação. Seja bem vindo!

Seguidores

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Cicatrizante a base de cera de abelhas


Foi de uma simples observação que este cicatrizante natural surgiu. Ao me ausentar durante alguns dias da minha residência, o enxame de abelha jataí (Tetragonisca angustula), que tinha em casa, foi atacado por formigas. Quando retornei, ao observar o enxame, constatei que as abelhas tinham abandonado a colméia, fugindo para a mata local. Por mera curiosidade, abri a caixa de madeira onde estavam as jataís, para ver o que tinha acontecido com a colméia. Ao abrir a caixa, percebi que o mel na sua grande maioria não existia mais e que tinham dois tipos de ceras, uma de cor escura que laqueava o enxame e outra de cor clara, que era propriamente a colméia na sua parte mais interna. Ao colocar nas mãos constatei que estas ceras eram bem “liguentas” e de uma plasticidade incrível. Foi daí que resolvi experimentar como pasta cicatrizante nos meus bonsai. Como a quantidade extraída desta caixa era bem pequena resolvi acrescentar com um pouco mais de cera de abelha comum (Apis mellifera), com a intenção de aumentar o rendimento do cicatrizante. Esta primeira composição idealizada apresentou alguns problemas como enrijecimento e perda da plasticidade. Sabendo que a cera de da abelha jataí é bem mais elástica do que a de abelha comum, foram ajustados os componentes tornando o rendimento deste cicatrizante muito bom. A mesma é utilizada por mim até hoje, conforme procedimentos descritos no próximo parágrafo. Cabe ressaltar que a cera de Apis mellifera assim com a de Tetragonisca angustula é reconhecida por suas características terapêuticas, qualidades essas que irão intensificar a cicatrização dos cortes realizados durante os trabalhos de modelagem com bonsai, bem como outras áreas lesionadas.
Juntar partes iguais de cera da abelha Jataí e cera de abelha comum numa lata. Aquecer em banho-maria até que haja fusão desses dois componentes. Após disto, acrescentar uma parte de glicerina líquida e mexer. Depois que estiver bem homogêneo transferir para moldes feitos em papel vegetal. Deixar esfriar. Após resfriamento total retirar dos moldes separando manualmente as duas tonalidades de ceras, a clara da escura. Essa diferença de tonalidade ocorreu devido a existirem dois tipos de cera na solução, uma impura de cor escura que decantou com a ajuda da glicerina e a outra de cor mais clara que é a mais pura. É uma forma química de separação destes componentes. A cera escura só pode ser utilizada na cicatrização da parte aérea, que é a copa da planta, pois uma vez que esta é mais impura exposta ao sol não trará problemas. Já a cera de tonalidade mais clara pode ser utilizada tanto na parte aérea quanto na parte radicular da planta. Fazendo assim, ajudará consideravelmente na recuperação das raízes, após cortes realizados durante os trabalhos de modelagem do bonsai. Também pode se fazer uma aproximação colorimétrica da cera com a planta em questão, juntando as partes a gosto, consegue-se tonalidades mais próximas do exemplar a ser trabalhado. Com isso conseguimos camuflar mais os cortes, criando uma estética melhor no bonsai.

10 comentários:

  1. HI my friend, claudio. It is the first time to log into your blog, very excited. Many interesting things you share with us, good work, keep going on, my friend..

    Alan from China

    ResponderExcluir
  2. Hi Alan

    Thank you for sending me such a nice message. I liked it very much!
    I hope some day will be able to go back to China, and spend more time.

    Thanks my friend!

    ResponderExcluir
  3. QUERIDO AMIGO
    O BLOG ESTA MUITO BEM FEITO, COMO ALIÁS, FICAM SEMPRE AS COISAS QUE VOCE SE PROPÕE A FAZER. OBRIGADO PELO TRABALHO QUE VC DESENVOLVE EM PROL DO BONSAI E OBRIGADO TAMBEM, POR SER MEU AMIGO.
    UM GRANDE ABRAÇO
    ANGELO

    ResponderExcluir
  4. Angelo,

    É sempre bom poder contar com a opinião dos amigos. Agradeço de coração pela sua participação no blog. Fiquei muito feliz em vê-lo por aqui.
    Obrigado amigo!

    Seu amigo Ratto

    ResponderExcluir
  5. Ratto, gostei muito do seu blog.
    Muito bem montado, de muito bom gosto.
    Sem falar das inúmeras informações que só nos enriquecem.
    Parabéns!
    Do seu amigo
    Fabio Nery

    ResponderExcluir
  6. Grande Fábio,

    Sua visão dentro da arte do bonsai em muito me agrada também amigo.

    Fico feliz de receber o seu comentário. Obrigado!

    Abraço,
    Ratto

    ResponderExcluir
  7. Muiiito bom Mestre,
    O Blog esta muito bonito e com um conteúdo ótimo, estarei sempre por aqui pois sei que isso é só o começo, com certeza muito ainda vira, é bom ter um espaço onde poderemos encontrar e conversar com você, saber das suas experiências com Bonsai e poder ver belas arvores do seu viveiro.
    Muito obrigado Ratto por compartilhar seu talento e conhecimento, parabéns pela beleza das plantas, pelo bom gosto do Blog e pela iniciativa de criar o espaço.
    Um grande abraço,
    Stie

    ResponderExcluir
  8. Grande Stie,

    A proposta do blog realmente é esta de estar sempre colocando coisas novas, tanto os trabalhos quanto textos explicativos. Assim aos poucos espero dar a minha contribuição a arte de que tanto gosto.

    Obrigado pelo carinho e atenção amigo!

    Grande abraço,
    Ratto

    ResponderExcluir
  9. Hi Claudio,
    Thank you for your post in my Bonsaiblog.
    Your blog is very interesting. The information is enlightening.You have a very beautiful bonsais. I wish you more unforgettable moments with a bonsai and hope that will see us someday :)
    Martin from Bulgaria

    ResponderExcluir
  10. Hi Martin

    I was surprised and happy to receive your comment. Thank's.
    I like to see in your blog people together in the field.

    Congratulations to all and very bonsai!

    Claudio from Brazil

    ResponderExcluir