Quem sou eu

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
Sou Biólogo e entusiasta na Arte do Bonsai desde 1991. Montei esse blog para compartilhar alguns dos trabalhos que venho desenvolvendo, bem como compartilhar também algumas idéias e assuntos relacionados à arte. Gostaria muito da sua participação. Seja bem vindo!

Seguidores

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Origem dos vasos para bonsai

No início das civilizações, a grande maioria estava de alguma forma desenvolvendo trabalhos em argila, fazendo vasos e outros artefatos que iriam auxiliar nas atividades diárias. Dentro dessa cultura, que estava se iniciando no mundo, os chineses não estavam de fora. Na arte de fazer vasos na China o trabalho mais espetacular registrado até o momento foram os vasos coloridos, que datam de 6000 a 7000 anos atrás. O melhor exemplo desses vasos ocorreu durante a cultura Yangshao [yang-hsiao] [仰韶文化] da Era Neolítica, cerca de 5000 a 3000 anos antes de Cristo, na parte noroeste da China, nas proximidades do Rio Amarelo. Diversos exemplares deles foram encontrados em perfeitas condições para mostrar ao mundo a riqueza da cultura dos Yangshao.


Junto com as cerâmicas coloridas de Yangshao, foram encontradas as cerâmicas de cor preta criadas por outra etnia chinesa, que também são de grande importância para a ciência por terem sido concebidas no neolítico. Elas datam de 5000 a 4500 antes de Cristo e está relacionada à cultura Hemudu, que existiu há aproximadamente uns 7000 anos atrás.
Os Hemudus costumavam pintar nessas cerâmicas plantas, animais e desenhos geométricos. A foto abaixo, mostra um pote oval medindo 11,7 cm comprimento com um javali desenhado, que tem a forma bem parecida com os vasos de bonsai atuais. Diversos tipos de objetos em cerâmica preta foram concebidos neste período, como tigelas, copos, jarros e vasos.

Quase que paralelamente a história das cerâmicas do neolítico surgiram também os artefatos em bronze. Achados arqueológicos sugerem que os chineses começaram a produzir artefatos em bronze no final do neolítico cerca de 2000 a 3000 a.C, nas próximidades do Rio Amarelo na China durante o período da cultura Longshan (龍山文化), quando ainda eram utilizadas ferramentas de pedra.

Estudos indicam, que outros tantos artefatos em bronze foram normalmente utilizados até as dinastias Shang (1723 – 1046 a.C) e Zhou (1034 – 246 a.C) por aristocratas da época na vida quotidiana. Diversos utensílios como pratos, tigelas, panelas, jarros e taças para vinho, recipiente para água e vasos para rituais religiosos fazem parte dos achados arqueológicos.


Abaixo vemos duas imagens retiradas do livro “Chinese pottery of the Han Dinasty” de Bertold Laufer, 1909, que mostram claramente a correlação das formas iniciais dos vasos para bonsai. A imagem a esquerda mostra uma cerâmica retangular da dinastia Han (206 a.C – 220 d.C), com detalhes florais em alto relevo, medindo 18,9 x 13,4 x 7,6 cm. Aparentemente uma imitação do bronze do estilo “fu”, vaso retangular geralmente com quatro pés que existia no início da dinastia Zhou. Ao lado desta, à direita vemos uma outra imagem mostrando uma tigela perfurada e uma vasilha em bronze que datam do mesmo período. Depois das Dinastias de Qin e Han, o emprego de utensílios de ferro, laca e porcelana substituíram as peças de bronze.

A maioria dos utensílios em bronze que foram criados espontaneamente no passado tem afinidade com as formas que vemos nos tempos atuais. Esse fato é devido a toda concepção de design e engenhosidade técnica, onde havia a preocupação de se criar o melhor formato para adequá-los ao uso de que se propunham.

Porém, mais do que qualquer outro material, a cerâmica é uma das manifestações plásticas mais antigas da humanidade. Pode-se dizer que pela sua disponibilidade na natureza e facilidade na criação, veio atender e superar durante muito tempo qualquer outro tipo de material empregado a estes propósitos. E assim, ela tem servido as necessidades e satisfeito os gostos estéticos de todos os segmentos da sociedade em quase todas as culturas na terra.

No entanto, a contribuição chinesa para arte da cerâmica é um fato não contestado. O registro da arte em cerâmica chinesa abrange 45 séculos. Em termos de sua pura produção e simplesmente, inovação técnica, refinamento artístico, diversidade estética e impacto global, os chineses podem vir requerer sua longa trajetória e também sua tradição em cerâmica. Esta por sua vez, foi valorizada inicialmente no extremo oriente como em outros locais por sua utilidade e acessibilidade relativa conforme constam em relatos históricos.


10 comentários:

  1. simples,elegante e inteligente.parabems!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eduardo,
    Fico feliz de saber que vc tenha gostado.

    Obrigado amigo!

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  3. Grande Claudio Ratto, sua pagina está muito ótima, garoto. Parabens. Espero poder visitar e encontrar sempre ótimos referenciais. Um grande abraço. Luiz Fernando nickyfury

    ResponderExcluir
  4. Nicky,

    É um prazer imenso vê-lo aqui.Muito obrigado amigo!

    Grande abraço para vc também.

    ResponderExcluir
  5. CLAUDIO, É UMA OBRA DE ARTE TEUS BONSAI, SOU FASCINADO, POR BONSAI, TENHO ALGUNS. GOSTARIA DE SABER, ONDE COMPRO VIA INTERNET OS MELHORES VASOS P/BONSAI. PARABENS

    ResponderExcluir
  6. Tacio,

    Existe no Brasil algumas lojas vistuais sim, porém procuro aqui ser o mais imparcial possível, uma vez que conheço todos.
    Deixo então algumas palavras chave para que você possa utilizar em qualquer site de busca. São elas: vasos para bonsai e bonsai pot.

    Obrigado pelos elogios e pela sua participação no blog!

    ResponderExcluir
  7. Olá meu amigo, parabéns pelo blog, realmente temos muito conhecimento com vc meu amigo, continue assim ok? abraços Claudio!! Reginaldo/ Apiaí.

    ResponderExcluir
  8. Olá Reginaldo o meu muito obrigado!

    Fico muito feliz em saber que este blog passa boas informações!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Claudio, mora em são josé do rio preto e sou iniciante na arte bonsaista. Procuro lojas que vendam vasos de cerâmica para bonsai e estou encontrando dificuldades. Poderia me indicar alguns endereços. Desde já agradeço sua atenção e parabenizo seu blog pela beleza e riqueza de informação. Grata Rosangela Alves

    ResponderExcluir