INCISÕES
Quem sou eu

- Cláudio C. Ratto
- Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
- Sou Biólogo e entusiasta na Arte do Bonsai desde 1991. Montei esse blog para compartilhar alguns dos trabalhos que venho desenvolvendo, bem como compartilhar também algumas idéias e assuntos relacionados à arte. Gostaria muito da sua participação. Seja bem vindo!
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terça-feira, 14 de julho de 2009
Técnicas para modelagem de um Flamboyant - Parte II
INCISÕES
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Técnicas para modelagem de um Flamboyant - Parte I: Tração do galho
Foi a partir de muita observação e paciência que se chegou até aqui no momento. Ao se aplicar técnicas como a tração em conjunto com as incisões na base para a espécie consegue-se resultados bem interessantes, fazendo com que os exemplares se mostrem mais fidedignos.
A abordagem relacionada à técnica de tração irá mostrar como de fato não podemos desistir logo aos primeiros obstáculos e sim seguirmos em frente. Sendo perseverante, bom observador e principalmente colocando a mão na massa é que conseguimos aprender algo de novo. Todavia sabemos que qualquer tipo de concepção artística está sempre em evolução, trazendo com isso outros acontecimentos. Principalmente se levarmos em consideração de estarmos modelando um ser vivo e a forma individual de interpretação, todas essas intrínsecas teias de conceitos contida na arte do bonsai a torna ainda mais diversa. Sendo assim, qualquer tipo de crítica e sugestão, que por ventura venha a contribuir para evolução deste trabalho inicial de modelagem com a espécie será bem vinda.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Agradecimento
domingo, 26 de outubro de 2008
A Pintura Chinesa e a Arte do Bonsai: Possíveis Convergências
Não poderia passar em branco, para nós amantes da Arte do Bonsai, uma pessoa que dedicou uma vida aos estudos da cultura chinesa. Dentre os estudiosos da China, há vinte e quatro anos atrás o sinólogo (中國通) brasileiro Riccardo Joppert foi o único que se aprofundou no tema “microcosmo” e que, com muita sabedoria, extraiu informações pertinentes de como a Arte do Bonsai migrou para o Japão. Nos traz principalmente um universo distante, onde toda uma população já se preocupava com o que ele descreveu como: “... o mundo em escala reduzida num vaso de planta...”.
Concedida a publicação digital na íntegra pelo autor logo abaixo, a mesma é inédita para o universo do bonsai. Outras informações sobre o autor acessem:
http://ricardojoppertchinacursos.blogspot.com/








segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Origem dos vasos para bonsai


Junto com as cerâmicas coloridas de Yangshao, foram encontradas as cerâmicas de cor preta criadas por outra etnia chinesa, que também são de grande importância para a ciência por terem sido concebidas no neolítico. Elas datam de 5000 a 4500 antes de Cristo e está relacionada à cultura Hemudu, que existiu há aproximadamente uns 7000 anos atrás.
Os Hemudus costumavam pintar nessas cerâmicas plantas, animais e desenhos geométricos. A foto abaixo, mostra um pote oval medindo 11,7 cm comprimento com um javali desenhado, que tem a forma bem parecida com os vasos de bonsai atuais. Diversos tipos de objetos em cerâmica preta foram concebidos neste período, como tigelas, copos, jarros e vasos.

Quase que paralelamente a história das cerâmicas do neolítico surgiram também os artefatos em bronze. Achados arqueológicos sugerem que os chineses começaram a produzir artefatos em bronze no final do neolítico cerca de 2000 a 3000 a.C, nas próximidades do Rio Amarelo na China durante o período da cultura Longshan (龍山文化), quando ainda eram utilizadas ferramentas de pedra.
Estudos indicam, que outros tantos artefatos em bronze foram normalmente utilizados até as dinastias Shang (1723 – 1046 a.C) e Zhou (1034 – 246 a.C) por aristocratas da época na vida quotidiana. Diversos utensílios como pratos, tigelas, panelas, jarros e taças para vinho, recipiente para água e vasos para rituais religiosos fazem parte dos achados arqueológicos.
Abaixo vemos duas imagens retiradas do livro “Chinese pottery of the Han Dinasty” de Bertold Laufer, 1909, que mostram claramente a correlação das formas iniciais dos vasos para bonsai. A imagem a esquerda mostra uma cerâmica retangular da dinastia Han (206 a.C – 220 d.C), com detalhes florais em alto relevo, medindo 18,9 x 13,4 x 7,6 cm. Aparentemente uma imitação do bronze do estilo “fu”, vaso retangular geralmente com quatro pés que existia no início da dinastia Zhou. Ao lado desta, à direita vemos uma outra imagem mostrando uma tigela perfurada e uma vasilha em bronze que datam do mesmo período. Depois das Dinastias de Qin e Han, o emprego de utensílios de ferro, laca e porcelana substituíram as peças de bronze.
A maioria dos utensílios em bronze que foram criados espontaneamente no passado tem afinidade com as formas que vemos nos tempos atuais. Esse fato é devido a toda concepção de design e engenhosidade técnica, onde havia a preocupação de se criar o melhor formato para adequá-los ao uso de que se propunham.
Porém, mais do que qualquer outro material, a cerâmica é uma das manifestações plásticas mais antigas da humanidade. Pode-se dizer que pela sua disponibilidade na natureza e facilidade na criação, veio atender e superar durante muito tempo qualquer outro tipo de material empregado a estes propósitos. E assim, ela tem servido as necessidades e satisfeito os gostos estéticos de todos os segmentos da sociedade em quase todas as culturas na terra.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Origem das mesas para bonsai

Registros que datam de 206 AC a 220 DC durante a dinastia Han indicam que inicialmente eram utilizadas plataformas baixas, chamadas de “ta” em cerimoniais de sacrifício pelos dignitários religiosos da época.
Posteriormente apareceram as plataformas que eram usadas tanto para sentar como para reclinar e estas serviram como exemplo na fabricação de mesas mais altas utilizadas durante as refeições diárias.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/27/Gu_Kaizhi_345.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6e/Song_Dynasty_Elegant_Party.JPG
Já no segundo século depois de Cristo, com a influência do Budismo, percebe-se que as cadeiras e as plataformas ficaram mais elaboradas. Mas foi durante a dinastia do norte e do sul (386 a 586 DC), que começaram a aparecer com mais freqüência bancos mais altos feitos em rattan.

Este tipo mobília acima chamada de estante dos tesouros ou “Duobaoge” foi concebida durante a Dinastia Qing e era utilizada para exibir preciosos trabalhos artísticos. As Duobaoge eram fabricadas de diversas formas dentro da mesma concepção e poderia ter apenas a simples função de decoração. Até hoje são consideradas pelos especialistas como o trabalho de marcenaria de mais representatividade do mobiliário no período Qing.
As mesas altas para expor flores, chamadas na China de “huaji” ou “huatai” aparecem logo no início do período Qing. Muitos acreditam que elas somente constam nas pinturas chinesas da época com intuito de representar esse tipo de trabalhos em marcenaria no período.
Embora no início da dinastia Qing os marceneiros geralmente seguissem os padrões clássicos, houve uma tendência para o refinamento correlacionando-se com que se permearam todas as artes decorativas que vemos hoje. A imagem abaixo mostra duas mesas idênticas que foram concebidas provavelmente no início do século 20.

Por fim, todas as mesas descritas anteriormente têm sua importância histórica e servem como inspiração na fabricação de novos modelos de mesas em todo mundo. Também com certeza foram as percussoras na exibição dos primeiros trabalhos com bonsai.
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Cicatrizante a base de cera de abelhas

Juntar partes iguais de cera da abelha Jataí e cera de abelha comum numa lata. Aquecer em banho-maria até que haja fusão desses dois componentes. Após disto, acrescentar uma parte de glicerina líquida e mexer. Depois que estiver bem homogêneo transferir para moldes feitos em papel vegetal. Deixar esfriar. Após resfriamento total retirar dos moldes separando manualmente as duas tonalidades de ceras, a clara da escura. Essa diferença de tonalidade ocorreu devido a existirem dois tipos de cera na solução, uma impura de cor escura que decantou com a ajuda da glicerina e a outra de cor mais clara que é a mais pura. É uma forma química de separação destes componentes. A cera escura só pode ser utilizada na cicatrização da parte aérea, que é a copa da planta, pois uma vez que esta é mais impura exposta ao sol não trará problemas. Já a cera de tonalidade mais clara pode ser utilizada tanto na parte aérea quanto na parte radicular da planta. Fazendo assim, ajudará consideravelmente na recuperação das raízes, após cortes realizados durante os trabalhos de modelagem do bonsai. Também pode se fazer uma aproximação colorimétrica da cera com a planta em questão, juntando as partes a gosto, consegue-se tonalidades mais próximas do exemplar a ser trabalhado. Com isso conseguimos camuflar mais os cortes, criando uma estética melhor no bonsai.